Primórdios da telemática, ainda não havia internet e as comunicações entre os computadores eram realizadas (e ainda até bem pouco tempo atrás) através de modens, que significa modulador e demodulador, sinais digitais convertidos em ruídos analógicos de uma ponta, interpretados pelo outro computador e retransformados em digitais.
As taxas de transmissão eram baixas, na minha época eram de 300 bps, transmitidos por linha telefônica e, obviamente, as ligações ficavam mais caras.
Leonard Kleinrock (professor da Universidade da California), ao lado do IMP (Interface Message Processor), criaram o primeiro modem da história*
Fonte:https://www.select.art.br/o-primeiro-modem-da-historia/
Eu tive o meu primeiro modem na década de 80, era para MSX, usava tanto na época para acessar BBS´s e Videotexto, que foi para o conserto várias vezes, e a fabricante ficava no Rio Grande do Sul (não lembro mais o nome), as vezes demorava para consertarem...
Acho que o mais parecido era esse, pois ele tinha um botão para soltar a portadora (sinal analógico) e dois leds, um vermelho (indicando a recepção) e um verde (indicando a transmissão). Só que ele era bege.
Esse abaixo não tem nada a ver, mas deve ser bem mais antigo:
Já conectava o telefone nos microfones do modem e discava manualmente...
Depois do modem quando surgiu o fac-símile, deve ter evoluído dessa tecnologia.
O Videotexto, era um serviço oferecido pela Telesp, era de utilidade pública, como mostra a imagem abaixo:
Pesquisando pela internet, achei uma página com várias BBSs ainda ativas via Telnet (você precisa ter o PuTTY instalado para acessar:
Tem alguns serviços de conversa com inteligência artificial que uma vez eu acessei, e achei engraçado as respostas.
Alguns Prints de umas que eu entrei:
É isso, para quem achar legal e quiser explorar as BBSs, tem uma lista repleta no link acima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário